Fisioterapia Pélvica

Sexualidade

As disfunções sexuais interferem tanto na qualidade de vida das mulheres quanto no relacionamento com os seus parceiros. É capaz de influenciar a saúde física e mental e pode ser afetada por fatores orgânicos, emocionais e sociais.

O transtorno de qualquer uma das fases da resposta sexual (desejo, excitação, orgasmo e resolução) pode acarretar o surgimento de disfunções sexuais.

Uma revisão sistemática constatou que 64% das mulheres apresentam disfunção do desejo sexual, 35% não conseguem atingir o orgasmo, 31% tem dificuldades em ter excitação e 26% apresentam dor durante a relação.

A falta de conhecimento e desinformação sobre a fisiologia da resposta sexual, medicamentos, condições uroginecológicas patológicas, problemas de ordem pessoal e, conflitos conjugais podem desencadear sérios problemas emocionais nas mulheres e consequentemente resultar em algum tipo de disfunção sexual

Apesar dos elevados números de ocorrência de disfunção sexual em mulheres, grande parcela destas mulheres não busca ajuda médica, por vergonha, por frustração ou por falhas de tentativas de tratamentos realizados.

A disfunção sexual feminina é um problema de saúde pública que afeta significativamente a qualidade de vida das mulheres

A fisioterapia pode ser um caminho para o tratamento das disfunções sexuais e traz muitos benefícios principalmente para as mulheres. A abordagem fisioterapêutica utiliza-se de técnicas simples e de baixo custo como a cinesioterapia, através de exercícios perineais, a fim de otimizar e proporcionar uma vida sexual saudável às mulheres que enfrentam dificuldades sexuais.