Durante séculos, o parto tem sido um evento carregado de mitos e crenças que nem sempre correspondem à realidade. É importante desmistificar algumas dessas ideias que podem causar ansiedade e medo nas gestantes. Portanto, vamos elucidar agora cinco mitos comuns sobre o parto:
1. Mentira: O parto normal é mais perigoso que a cesariana.
Verdade: O parto normal, quando acompanhado por profissionais qualificados, é considerado mais seguro e menos invasivo do que a cesariana em grande parte dos casos.
2. Mentira: O parto dói demais.
Verdade: O processo de parto envolve dor, mas é importante lembrar que o corpo da mulher é preparado para esse evento e existem diversas técnicas e medicamentos de alívio da dor que podem ser utilizadas durante o trabalho de parto.
3. Mentira: É preciso fazer uma episiotomia para facilitar o parto.
Verdade: A episiotomia, corte realizado na região do períneo, não é mais recomendada e deve ser feita apenas em casos específicos, quando realmente necessário.
4. Mentira: É necessário fazer uma cesariana se o bebê estiver em posição sentada.
Verdade: Existem técnicas para tentar virar o bebê na posição correta e muitas gestantes conseguem ter um parto normal mesmo com o bebê em posição sentada.
5. Mentira: A indução do parto é sempre segura.
Verdade: A indução do parto possui riscos e deve ser feita apenas quando há uma indicação médica clara, pois pode aumentar as chances de complicações.
6.Mentira: O parto deve acontecer na postura ginecológica e com a mulher deitada.
Verdade: O durante o parto a mulher é livre para se movimentar e adquirir posições que lhe tragam alívio da dor e facilitem a passagem do bebê pela pelve, assim como adquirir a postura mais confortável e que a deixe mais segura para o período do expulsivo.
Gestante é importante buscar informações corretas e confiáveis sobre o parto, conversar com profissionais de saúde e se preparar da melhor forma possível para esse momento único e especial da sua vida. A informação é a melhor aliada para desmistificar esses e outros mitos sobre o parto.