03/05/2024 às 17:35

A abordagem DOHaD na Fisioterapia Pélvica

34
2min de leitura

A sigla DOHaD significa "Developmental Origins of Health and Disease" (Origens do Desenvolvimento da Saúde e da Doença, em português). Esse conceito refere-se à influência do ambiente durante os estágios iniciais do desenvolvimento humano - desde a concepção até a infância - na saúde e no risco de doenças ao longo da vida.

Estudos nessa área mostram que fatores como a nutrição materna, exposição a toxinas, estresse e outras condições durante a gravidez e os primeiros anos de vida podem ter um impacto significativo na saúde futura da criança. Por exemplo, uma má nutrição durante a gestação pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares na vida adulta.

Cuidar da saúde materna, oferecer uma boa nutrição durante a gravidez e nos primeiros anos de vida da criança, além de proporcionar um ambiente seguro e estimulante, são medidas essenciais para prevenir doenças no futuro.

A abordagem de DOHaD em relação à fisioterapia pélvica é de extrema importância na promoção da saúde feminina. O entendimento dos impactos das alterações do sistema musculoesquelético e neuromuscular da região pélvica na gestação é crucial para a prevenção e tratamento de disfunções nesta área.

A fisioterapia pélvica, por sua vez, é uma ferramenta prática e eficaz para auxiliar mulheres na reabilitação e prevenção de problemas como incontinência urinária, disfunções sexuais, dor pélvica e dores lombares, entre outras queixas. Através de técnicas específicas, orientações posturais e exercícios terapêuticos, é possível promover o fortalecimento e o equilíbrio dos músculos do assoalho pélvico, melhorando assim a qualidade de vida das gestantes.

Portanto, a integração da abordagem DOHaD com a fisioterapia pélvica representa uma importante estratégia na promoção da saúde feminina, visando prevenir e tratar disfunções nesta região de forma séria e eficaz, a fim de atender às necessidades de cada gestante.

03 Mai 2024

A abordagem DOHaD na Fisioterapia Pélvica

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Duvidas? Sinta-se a vontade em me chamar no WhatsApp.
Logo do Whatsapp