09/05/2020 às 03:00

Conhecendo a Pelve

21395
3min de leitura

Quando falamos de disfunções pélvicas e seus tratamentos são necessários conhecimentos dos processos patofisiológicos envolvidos. Para entender esses processos o conhecimento de anatomia pélvica e a função de cada estrutura que compõe essa cavidade são essenciais.

A cavidade pélvica é definida por todos os ossos, órgãos, músculos e ligamentos que trabalham juntos para manter a funcionalidade da pelve.

Conhecendo a Pelve 

A pelve, popularmente chamada de bacia, é composta por dois ossos formados pela junção/fusão de três ossos, anteriormente pelo púbis e lateralmente pelo Ílio e Ísquio.

Anteriormente eles se juntam por meio de uma articulação com cartilagem, denominada sínfise púbica (click aqui para saber mais). Na parte posterior articula-se com o sacro (osso triangular que forma a base da coluna) e esse em sua porção inferior junta-se ao cóccix.

A estrutura da pelve se assemelha a um funil, que possui uma base maior e em sua continuação forma-se a base menor, mais estreita. A abertura superior mais larga é importante pois facilita o encaixe da cabeça do bebê e o parto (assunto que discutiremos mais adiante). 

Na pelve maior encontramos as vísceras abdominais enquanto na pelve menor encontram-se os órgãos pélvicos (bexiga, vagina e reto) e é fechada pelos músculos denominados Músculos dos Assoalho Pélvico (MAP).

O sistema esquelético tem o papel de proteção dos órgãos internos, transmissão de peso, proveniente do tronco e dos membros superiores, para os membros inferiores e, suporte para fixação de músculos do tronco e dos membros inferiores. Atua no equilíbrio estático vertical e participa da deambulação e da postura.

O posicionamento da pelve é extremamente importante pois ao ser ponto de inserção de diferentes músculos e quando alterado podem influenciar na função dos mesmos, alem de exibir uma variedade de movimentos com participação dos músculos do abdome, coluna e quadril que juntos desenvolvem flexibilidade, força e agilidade na mobilidade. 

Aonde fica a pelve??

Agora que já conhece anatomicamente a pelve, que tal conhecer a sua pelve??? O autoconhecimento é extremamente importante para que você tenha controle do seu corpo e de suas funções. 

Então vamos lá.....

Coloque-se em uma posição confortável, pode ser deitada (com os joelhos dobrados e pés apoiados) ou sentada. Se você não se sente confortável em se tocar faça-o tentando imaginar as estruturas ósseas.

Comece com as duas mãos tocando a parte inferior do abdome até encontrar a parte superior da pelve, esses ossos criam o que chamamos de borda superior da pelve, vá descendo em direção a virilha e encontre o osso púbico na parte da frente.

Sinta que nesse ponto os dois ossos do quadril se juntam anteriormente, formando a sínfise púbica.

Continue caminhando as mãos lateralmente em direção a parte posterior até chegar na tuberosidade isquitática, se você estiver sentada coloque as mãos embaixo do bumbum e sinta dois ossos que facilitam o sentar. No final da coluna encontraremos o cóccix e logo acima dele o sacro.

Agora que você já conhece a sua pelve, sinta que a borda inferior da pelve tem a forma de um diamante e dentro dessa borda você encontrará os músculos do assoalho pélvico!!!

Quando a bacia pélvica sofre alguma restrição da mobilidade, a capacidade funcional da musculatura pélvica também fica prejudicada.

Se conheça, Previna-se, Cuide-se!!!

Agende uma avaliação e venha conhecer mais sobre a sua pelve!!!

09 Mai 2020

Conhecendo a Pelve

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Duvidas? Sinta-se a vontade em me chamar no WhatsApp.
Logo do Whatsapp